27/01/2023 | Planejamento
Programa de melhoria habitacional na Vila do Sucesso será lançado neste sábado
O programa de melhoria habitacional para moradores da Vila do Sucesso, antigo Ferradura Mirim, será lançado neste sábado (28), às 10h, na sede do Projeto Caná. O programa vai ser gratuito para os moradores, sendo custeado com recursos do acordo entre o Ministério Público Federal (MPF) e CPFL.
Engenheiros e arquitetos credenciados do Programa de Moradia Econômica (Promore), desenvolvido pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp) em parceria com a Prefeitura de Bauru e com o Departamento de Água e Esgoto (DAE), prestarão assistência técnica gratuita aos moradores do bairro Vila do Sucesso.
A iniciativa conta com o apoio do Conselho Municipal de Habitação. As famílias do Vila do Sucesso que participarem do programa serão orientadas sobre aspectos técnicos e construtivos relevantes para as boas condições de habitabilidade, salubridade, segurança, estabilidade e acessibilidade. Também serão assessoradas na realização de intervenções construtivas em suas moradias, com a elaboração de laudos quanto a patologias construtivas e estudos técnicos de intervenção, e com orientações para a execução da obra.
Ainda será possível obter a regularização da construção perante a Prefeitura; elaborar documentos técnicos para subsidiar a averbação das edificações no cartório de registro de imóveis; identificar as deficiências de infraestrutura do bairro e reivindicar melhoras.
Em novembro do ano passado, a prefeita Suéllen Rosim assinou o termo de doação e cooperação com o MPF e a Delegacia Regional de Bauru do Seesp. São 300 vagas disponíveis pelo programa. Caso o número de inscrições aptas exceda, serão adotados critérios sociais para classificação dos atendimentos e, se necessário, será realizado sorteio. Toda tramitação dos documentos técnicos será feita pelo SEESP e pela Secretaria de Planejamento (Seplan).
Mais informações com a Delegacia Sindical do Seesp em Bauru, no telefone (14) 3224-1970.
QUEM PODE SE INSCREVER
- A família deve residir no bairro e já ter recebido em seu nome a matrícula do registro do imóvel através do processo de regularização fundiária
- Deve ter renda de até três salários mínimos e se encontrar inscrita no Cadastro Único
- Ter edificação com área construída de até 70 metros quadrados
- Ter pelo menos uma inadequação em seu imóvel