24/05/2023 | Saúde

Semana de doação e proteção de leite humano teve evento nesta quarta-feira

A Secretaria de Saúde, por meio do Banco de Leite Humano (BLH), da Divisão de Unidades de Referências e do Departamento de Unidades Ambulatoriais, realizou nesta quarta-feira (24) oficinas gratuitas para a população, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano, que foi em 19 de maio, e o Dia Mundial de Proteção ao Aleitamento Materno, em 21 de maio.

As oficinas foram no Senac, com informações sobre o aleitamento materno, segurança alimentar na manipulação do leite humano, direito à amamentação e práticas não éticas de marketing de produtos que interferem negativamente na amamentação.

O Dia Mundial de Doação de Leite Humano é uma iniciativa para a promoção do aleitamento materno, chamando a atenção para a importância da doação de leite humano materno. A data visa estimular a doação de leite materno e promover debates sobre a importância do aleitamento e da doação de leite humano.

O Dia mundial de Proteção ao Aleitamento Materno chama a atenção para a discussão do impacto da comercialização de substitutos do leite materno nas decisões sobre alimentação infantil. O leite materno é o melhor alimento para bebês e a forma de proteção mais eficiente para a diminuição das taxas de mortalidade infantil, pois além de proteger a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, evita o risco de desenvolver várias doenças na vida adulta. Mães que amamentam também são protegidas em relação a diversas doenças, como câncer de ovário. De acordo com o Ministério da Saúde, a amamentação é capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos.

Qualquer mulher que amamenta é uma possível doadora, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. O leite salva vidas e é essencial para recuperação plena de recém-nascidos que demandam cuidados especiais.

O Brasil conta com a maior Rede de Bancos de Leite Humano do mundo, com unidades em todos os estados, de modo a atender o maior número possível de recém-nascidos prematuros ou acometidos por alguma comorbidade. Os Bancos de Leite Humano ou Postos de Coleta de Leite Humano devem assegurar que a doação de leite humano seja exclusivamente da produção excedente, asseverando que a doadora siga amamentando seu bebê, e que ambos estejam saudáveis.

Para doar, a mulher deve entrar em contato com o Banco de Leite para realizar triagem e cadastro. O profissional vai orientar com relação à coleta e armazenamento do leite e fornecerá o material necessário para a extração e armazenamento, inclusive o frasco de vidro com tampa de plástico. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) também podem auxiliar as interessadas em doar, basta procurar a unidade mais próxima da residência para receber orientações.

Não é recomendado realizar o uso de bebidas que contenha álcool, caso faça a ingestão entre em contato com o banco de leite humano mais próximo. Não é permitido o uso de drogas ilícitas.

Para mais informações entre em contato com o Banco de Leite mais próximo.


SERVIÇO

Banco de Leite Humano
Endereço - Avenida Nações Unidas, 27-28, 1º andar, Vila Nova Cidade Universitária
Telefones - (14) 3226-3227 / (14) 99109-2307
E-mail - bancodeleite@bauru.sp.gov.br

O evento foi realizado para comemorar a Semana de doação e proteção de leite humanoO evento foi realizado para comemorar a Semana de doação e proteção de leite humanoO evento foi realizado para comemorar a Semana de doação e proteção de leite humanoO evento foi realizado para comemorar a Semana de doação e proteção de leite humano

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.