11/10/2023 | Agricultura e Abastecimento, Bem-Estar Social

Semana Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável começa na segunda-feira

A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria do Bem Estar Social (Sebes), realiza a partir de segunda-feira (16) a 12ª Semana Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. Diversas atividades vão acontecer, até o dia 20 de outubro, com palestras, rodas de conversa e reuniões. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sagra), o Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea) e o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) são apoiadores da Semana de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.

PROGRAMAÇÃO

16/10 (2ª feira)

14h – Abertura da 12ª Semana de Segurança Alimentar e Nutricional
Palestra ‘Os padrões alimentares salvam vidas’, com Maria Rita Marques de Oliveira, coordenadora do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), representante da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN)
Local - Auditório da Casa do Garoto - Alameda Cônego Aníbal Difrância, 10-04 - Parque Vista Alegre
Inscrições em https://forms.gle/3iYCds9kA9ijJ7BW8

16h30 - Dia de partilha sobre os princípios do CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura) na Escola Viver: vivência e rápida roda de conversa com Wagner Santos do CSA Brasil
Objetivo - Entender como essa ideia se conecta com agricultores da região e consumidores da cidade por meio da economia solidária. Viabilizar contato com os alimentos da semana, com os coagricultores (consumidores que estão participando, que tem vínculos com os agricultores) e sorteio de cesta entre os participantes.
Local - Escola Viver
Inscrições pelo link https://forms.gle/LHEkxcecs3Nf5WM37

20h - Roda de conversa ‘Só com alimento se faz saúde?’ entre profissionais de diferentes áreas: Educação Física, Psicologia, Nutrição, Serviço Social e Mobilidade, junto a Caisan, Comsea, Sagra, Cati e agricultores de Bauru e região, com a mediação do CAE
Local - Teatro Municipal

17/10 (3ª feira)

9h - Visita no Cemeia
Participação do Comsea, Caisan, Delegadas das Conferências SANS e CAE
Local - Almoxarifado Central da Prefeitura de Bauru - esquina da quadra 42 da Avenida Rodrigues Alves com a rua Hélio Pólice – Jardim Redentor

16h - Mutirão e roda de conversa na Horta Comunitária do Nova Esperança - Unidos Venceremos
Participação aberta a toda a comunidade, e quem puder contribuir levando mudas, ferramentas, sombrite, EPI´s, filtro solar, regadores e caixas de água/grandes recipientes plásticos
Local - Rua Cabo Francisco de Assis 2-29 - Nova Esperança
Realização do CRAS do Nova Esperança

19h - Roda de Saberes ‘Tradições Alimentares Indígenas e os Desafios nos Contextos Escolares’
Objetivo - Suscitar debates e reflexões junto aos presentes sobre como os ambientes escolares podem ser espaços de ensino e aprendizagem sobre diferentes culturas e desenvolvimento sustentável, inclusive por meio da alimentação!
Tendo em vista que Bauru é uma cidade onde as tradições dos povos indígenas que historicamente ocupam esse território, são apagadas, negadas e negligenciadas, enxergamos que a educação há de ser um espaço potente para a reconstrução dessas memórias!
Mediação de Vitória Regina Silva Góes - Psicóloga e Ativista da Segurança Alimentar. Participação de mulheres indígenas da Terra Indígena Araribá e juventude indígena de Bauru, e representantes do controle social bauruense.
Local - Apeoesp
Atividade aberta a toda comunidade

18/10 (4ª feira)

8h - Café com conversa ‘Aproveitamento e inovações culinárias para evitar o desperdício’
Tema - Uso de leite em receitas diversas (ricota, iogurte etc) com degustação e entrega das receitas
Local: Centro Comunitário ao lado do CRAS do Núcleo 9 de Julho
Público - Beneficiários do Viva Leite
Realização do CRAS do Núcleo 9 de Julho

20h40 - Roda de Conversa ‘Controle Social, Soberania Alimentar e Direito Humano à Alimentação Adequada em Bauru’
Participação – Comsea, CAE, Caisan e delegação bauruense para o movimento conferencial de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável - 2023
A XVII Jornada de Nutrição é um evento científico que visa a atualização de estudantes e profissionais sobre os mais diversos temas da Nutrição. Este ano, a jornada está ainda mais especial pois comemoramos o Dia Mundial da Alimentação. O evento conta com a participação de profissionais renomados que, através de minicursos e palestras, abordarão temáticas atuais. Com ciência e consciência, será versado sobre nutrição e fertilidade, interpretação e exames laboratoriais, segurança alimentar e muito mais!
Local - Unisagrado
Inscrições em https://unisagrado.edu.br/xvii-jornada-de-nutricao
Mais informações na Central de Eventos, no telefone (14) 2107-7148 ou e-mail centraldeeventos@unisagrado.edu.br

19/10 (5ª feira)

8h30 - Visita na Estância Santa Inês
Tema - Conhecendo, na prática, o sistema de produção orgânica da propriedade
Participação do Comsea, Caisan, Cati, CAE e delegados da Conferência
Local - BRU 028 - Estrada Municipal sem denominação / Próximo ao Manchester, com saída em frente ao IPMet da Unesp
Inscrição em https://forms.gle/sumWo4adpoYiViM1A

20/10 (6ª feira)

10h - Reunião aberta do Comsea para lançamento do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, compartilhamento do movimento conferencial 2023 e encerramento da 12ª Semana Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.
Local - Canal Direto SP + Perto
Acesso remoto pelo link meet.google.com/vzh-szok-zbp

Semana Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável começa na segunda-feira