17/10/2023 | Bem-Estar Social

Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência começa nesta quarta-feira

A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria do Bem Estar (Sebes), em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comude), realiza nesta quarta-feira (18) e quinta-feira (19) a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento tem o apoio do Programa Capacita – Casa do Garoto, Fundação Toledo (Fundato) – Instituição Toledo de Ensino (ITE), Centro Universitário Sagrado Coração (Unisagrado), Apae e Sorri.

A Conferência será no bloco 4 da ITE, com o tema central ‘Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da Pessoa com Deficiência: Construindo um Brasil mais inclusivo’. As atividades nesta quarta-feira serão das 14h às 16h30, com a abertura oficial, leitura e aprovação do Regimento Interno, e palestra magna sobre o tema, com Letícia Peres Farias Françoso, presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Na quinta-feira, as atividades serão das 9h às 16h30, com grupos de trabalho conforme os cinco eixos orientadores, para votação e priorização das propostas e eleição dos delegados que participarão da Conferência Estadual representando o município, etapa que será realizada no ano que vem.

As Conferências são espaços de reunião de pessoas para falarem sobre um assunto e a V Conferência de Direitos da Pessoa com Deficiência tem como finalidade conferir e avaliar o que está sendo realizado, propor novas ações para o Município, Estado e União, contribuindo para o avanço no atendimento das demandas e necessidades das pessoas com deficiência.

Nos meses de setembro e outubro foram realizadas reuniões preparatórias com usuários e trabalhadores, com debates para a realização e participação na Conferência Municipal, nos territórios dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e nas Organizações da Sociedade Civil (OSC) que atuam com o município.