26/06/2024 | Gabinete

Bauru avança para receber um novo radar meteorológico

O governo do Estado e a Unesp assinaram nesta terça-feira (25) um convênio para que o Centro de Meteorologia (IPMet) da Unesp de Bauru faça a operação do radar do Instituto de Estudos Avançados do Mar (IEMar), que fica no litoral paulista. A reunião trouxe ainda avanços significativos nas tratativas para a aquisição de um novo radar meteorológico para o IPMet. A reivindicação é antiga, pois a modernização permitirá considerável evolução nas condições de trabalho dos profissionais. O novo radar é fundamental para fornecer dados mais precisos na previsão do tempo, o que vai permitir à Defesa Civil se antecipar na prevenção de fenômenos climáticos como chuvas fortes, secas prolongadas e temperaturas extremas, como ondas de calor ou frio.

Para a prefeita Suéllen Rosim, o pedido para que Bauru tenha um novo radar beneficiará o município e a região. “O governador Tarcísio de Freitas já tinha assumido o compromisso de modernizar os radares do Estado, e Bauru deve ser contemplada, pois temos um instituto qualificado e com tradição, que é o IPMet, além de uma boa localização. Vamos acompanhar para que isso se concretize nos próximos meses e tenhamos um novo radar meteorológico”, afirmou.

O convênio foi assinado pelo secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Henguel Ricardo Pereira, e pelo reitor da Unesp, Pasqual Barretti. O coordenador da Defesa Civil de Bauru, Marcelo Ryal, participou do encontro, pois o município tem atuado para que o governo estadual e a universidade possam investir em um novo radar. “Novamente discutimos com o governo estadual a importância de um radar para Bauru. O que ficou definido é que a Unesp vai concluir o estudo que aponta qual o melhor radar para o IPMet, e depois o Estado deverá investir na aquisição, com a formalização de um convênio, ainda neste ano. Ter um radar moderno faz a diferença na prevenção de desastres e na previsão do tempo, o que afeta a vida de todas as pessoas”, lembrou Ryal.

O custo do novo radar ainda não foi definido fechado, pois o estudo para definição de qual é o equipamento mais adequado está sendo finalizado pela Unesp, com possibilidade de aquisição até o final do ano. O governo estadual sinalizou ainda a intenção de que o controle da rede de radares do Estado seja em Bauru, pela posição estratégica do município, na região central do Estado, além da IPMet da Unesp de Bauru.

A diretora do IPMet, professora doutora Vera Capellini, também esteve na reunião na capital paulista. “Foi um encontro produtivo, o nosso reitor e o governo estadual firmaram um convênio que já vinha sendo trabalhado, e acreditamos que posteriormente um novo convênio para a aquisição de um novo radar também seja feito. O IPMet não pode mais esperar e a Unesp está de portas abertas para contribuir neste momento de mudanças climáticas”, disse. Membros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também participaram do encontro.

Unesp e prefeitura cobram novo radar meteorológico em BauruUnesp e prefeitura cobram novo radar meteorológico em BauruUnesp e prefeitura cobram novo radar meteorológico em BauruUnesp e prefeitura cobram novo radar meteorológico em BauruUnesp e prefeitura cobram novo radar meteorológico em Bauru

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.