04/07/2024 | Educação
Prefeitura de Bauru inaugura a Emeii Nanci Massinatori Oliveira Bianchi
A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria da Educação, inaugurou nesta quinta-feira (4) a Emeii Nanci Massinatori Oliveira Bianchi, no Higienópolis. Participaram da cerimônia a prefeita Suéllen Rosim, o secretário da Educação, Nilson Ghirardello, secretários, vereadores, professores e servidores. A unidade escolar fica no quarteirão 4 da rua São Luiz, e vai atender a demanda de moradores e também de pais de alunos que trabalham durante o dia em empresas da região.
Com a entrega da escola, foram criadas 75 novas vagas na educação infantil do município. Até o mês passado, o prédio abrigava a Emeii Aida Tibiriçá Borro, que retornou para o seu imóvel de origem, após a conclusão da reforma e ampliação. Com isso, foi possível a criação de uma escola nova, com alguns investimentos, realizados com recursos e equipes próprios do município.
A prefeita Suéllen Rosim destacou que o atual governo reduziu drasticamente a fila de espera por vagas na educação infantil. “Já tivemos mais de 1.200 crianças na fila de espera em anos anteriores, e com os investimentos que fizemos, tivemos uma considerável redução, com 300 atualmente, o que deve cair ainda mais com as novas entregas que estamos fazendo. Nosso objetivo é acabar com a espera, e já avançamos muito. No momento, temos mais quatro obras sendo realizadas, que serão entregues entre o final deste ano e 2025, com previsão de criação de mais vagas”, lembrou.
Com a inauguração da escola, Bauru já criou mais de 700 vagas neste ano. Parte foi possível com ampliação das próprias escolas municipais, e parte com a contratação de novas vagas nas Organizações da Sociedade Civil (OSC) e em creches particulares, com o Programa ‘Mais Creches’, afirmou o secretário da Educação, Nilson Ghirardello. Desta forma, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da prefeitura com o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) para a crianção das 700 vagas neste ano foi cumprido já em julho. “Fizemos muitos investimentos para cumprir esse acordo e vamos continuar investindo, neste ano tivemos uma adesão muito boa das OSCs e creches particulares, que foram valorizadas, e criamos novas vagas nas nossas escolas com inaugurações, reformas e ampliações. Além disso, com as obras que estão acontecendo, teremos ao menos mais 500 novas vagas até o ano que vem em Bauru”, afirmou.
O vereador Markinho Souza, primeiro secretário da Câmara Municipal, falou representando o Poder Legislativo e enalteceu os investimentos da prefeitura. “Enquanto vereador, cobramos os investimentos, mas ficamos felizes e satisfeitos em ver que a prefeitura está trabalhando muito e criando novas vagas, e com qualidade. Parabenizo a prefeita Suéllen Rosim, o secretário e todos os servidores pela dedicação em atender nossas crianças, e também os pais dos alunos”, concluiu.
Participaram da inauguração a prefeita Suéllen Rosim, o vice-prefeito Orlando Costa Dias, os secretários da Educação, Nilson Ghirardello; de Obras, Pérola Zanotto; de Cultura, Paulo Eduardo Campos; de Esportes e Lazer, Roger Barude; do Meio Ambiente, Gislaine Magrini; de Planejamento, Renato Purini; de Saúde, Giulia Puttomatti; de Agricultura e Abastecimento, Jorge Abranches; o chefe de Gabinete da prefeitura, Leonardo Marcari, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lúcia Rosim, o presidente do Departamento de Água e Esgoto, Leandro Joaquim, o presidente da Emdurb, Donizete do Carmo dos Santos, e os vereadores Markinho Souza, Júlio César, Miltinho Sardin e Beto Móveis.
A inauguração teve as presenças ainda da diretora do Departamento de Educação Infantil da pasta, Cristiane Andreazza, diretores de Departamento e Divisão da Secretaria da Educação, a diretora da unidade escolar, Maria Conceição Catharin, e a filha de Nanci Bianchi, Alessandra Garcia, representando a família.
PATRONO
Nanci Massinatori Oliveira BianchI nasceu no dia 17 de agosto de 1963. Foi uma pessoa que buscou incansavelmente a caridade e a espiritualidade, participando de toda iniciativa beneficente que podia. Essa energia de fazer o bem foi transmitida à sua família e aos seus amigos de forma tão intensa que seus filhos, marido, nora, genro e netos, só puderam ter a real noção do seu enorme alcance em sua despedida! Formada em Pedagogia e Recursos Humanos, e apesar de não ter atuado como professora por opção, ajudou inúmeros mestres por meio do seu trabalho na Apeoesp, durante quase 25 anos.
Inspirada por eles, valorizava profundamente a missão de libertar e preparar as mentes brilhantes que vão cuidar do nosso país! Sempre que podia, também contribuía com a causa animal. Participou também de projetos sociais como os Amarelinhos no Hospital de Base, onde inclusive conheceu seu marido Eduardo Bianchi. Estudiosa, formou-se como Terapeuta Alternativa, com o intuito de ajudar ao próximo por meio dos instrumentos do Reiki e da Radiestesia, entre outros.