05/07/2024 | Saúde
Prefeitura de Bauru utiliza drones para identificar possíveis focos do mosquito da dengue
Bauru possui mais uma arma no combate e prevenção à dengue, a tecnologia. Desde o início de junho, a Secretaria de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Ambiental, conta com dois drones com câmera acoplada para identificação de possíveis focos de reprodução do mosquito da dengue. Os equipamentos são utilizados na vistoria e mapeamento de imóveis fechados e áreas de difícil acesso.
Os drones são do modelo Mini 3 Pro da DJI, com controle remoto e cartões de memória. A estratégia é identificar focos do mosquito Aedes Aegypti em áreas onde não é possível realizar a fiscalização de rotina. Com as imagens capturadas pelos equipamentos, os agentes darão andamento aos processos de notificação dos proprietários dos imóveis, estabelecendo prazo para limpeza de piscinas e objetos que possam acumular água. Com isso, o trabalho de prevenção se torna mais ágil e eficaz, facilitando a vistoria em espaços que envolvem grandes alturas e garantindo a segurança das equipes de vistoria.
Desde o início dos trabalhos com os drones, há um mês, 25 proprietários de imóveis foram notificados. As equipes de vistoria retornarão aos locais e se a situação não tiver sido resolvida, os imóveis serão autuados.
Para o diretor da Divisão de Vigilância Ambiental, Daniel Tarcinalli, o uso dos drones é um reforço importante no controle e prevenção da dengue. “Os drones se somam agora as armadilhas espalhadas pelo município no combate ao mosquito. O investimento em tecnologia, somado ao conhecimento dos nossos agentes de controle de endemias, reforça o compromisso da cidade com a Saúde Pública”, afirma. Daniel Tarcinalli lembra que a utilização dos drones é restrita a móveis desabitados, ou naqueles em que a captura das imagens foi autorizada pelos proprietários ou responsáveis.