01/12/2024 | Cultura

Bauru sedia Encontro Regional de Cidades Antirracistas

A cidade de Bauru sediou neste sábado (30) o Encontro Regional de Cidades Antirracistas, evento realizado no Auditório Adriana Chaves, no Campus da Unesp-Bauru. A Mesa de abertura contou com a presença da Prefeita Suéllen Rosim, do Diretor da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design - professor doutor Juarez Tadeu de Paula Xavier, do presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo (CPDCN) - Gil Marcos Clarindo dos Santos, do Coordenador de Políticas para a População Negra - Robson Ferreira e o Promotor de Justiça do Estado, Dr Thiago Rodrigues Cardin.

O Fórum de Bauru contou com a participação de 15 município da região, reunindo representantes do Ministério Público, Poder Executivo e Legislativo, representantes dos Conselhos Municipais da Comunidade Negra, Coordenações, organizações de Movimentos Negros, Órgãos Municipais da Administração Pública, Comissões de Igualdade Racial da OAB e Sociedade Civil.

O coordenador do evento em Bauru, advogado Antônio Carlos Silva Barros, explicou que “este encontro se insere nas ações programadas do Projeto Cidades Antirracistas, idealizado pela ação entre o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, a Coordenação de Políticas para a População Negra - CPPN, órgãos vinculados à Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo e o Ministério Público de São Paulo”, frisou. .

O projeto tem como objetivo desenvolver nos municípios do Estado de São Paulo, a presença de três instrumentos voltados às ações afirmativas: Conselho Municipal da Comunidade Negra, Órgão municipal de enfrentamento ao racismo e Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial. “Nosso objetivo, com a realização destes Encontros como este de Bauru, é que em cinco anos pelo menos 30 por cento dos 645 municípios do Estado, façam a adesão à nossa ‘Carta Paulista de Cidades Antirracistas’, concluiu Antônio Carlos.

A prefeita Suéllen Rosim lembrou que desde 2023 o Município de Bauru integrou, junto ao Ministério Público o Projeto de “Cidades Antirracistas” e deste então vem trabalhando nesta política, em conjunto com outros órgãos do Estado e o Conselho da Comunidade Negra da Cidade. “Estamos muito felizes em sediar este evento regional, uma pauta extremamente importante e o nosso objetivo é continuar com essas ações como, por exemplo, pleiteamos a implantação em Bauru da “Casa SP Afro”, um projeto do Governo de Estado”, concluiu Suéllen.

Bauru sedia Encontro Regional de Cidades AntirracistasBauru sedia Encontro Regional de Cidades AntirracistasBauru sedia Encontro Regional de Cidades AntirracistasBauru sedia Encontro Regional de Cidades AntirracistasBauru sedia Encontro Regional de Cidades AntirracistasBauru sedia Encontro Regional de Cidades Antirracistas

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.