01/12/2024 | Cultura
Bauru sedia Encontro Regional de Cidades Antirracistas
A cidade de Bauru sediou neste sábado (30) o Encontro Regional de Cidades Antirracistas, evento realizado no Auditório Adriana Chaves, no Campus da Unesp-Bauru. A Mesa de abertura contou com a presença da Prefeita Suéllen Rosim, do Diretor da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design - professor doutor Juarez Tadeu de Paula Xavier, do presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo (CPDCN) - Gil Marcos Clarindo dos Santos, do Coordenador de Políticas para a População Negra - Robson Ferreira e o Promotor de Justiça do Estado, Dr Thiago Rodrigues Cardin.
O Fórum de Bauru contou com a participação de 15 município da região, reunindo representantes do Ministério Público, Poder Executivo e Legislativo, representantes dos Conselhos Municipais da Comunidade Negra, Coordenações, organizações de Movimentos Negros, Órgãos Municipais da Administração Pública, Comissões de Igualdade Racial da OAB e Sociedade Civil.
O coordenador do evento em Bauru, advogado Antônio Carlos Silva Barros, explicou que “este encontro se insere nas ações programadas do Projeto Cidades Antirracistas, idealizado pela ação entre o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, a Coordenação de Políticas para a População Negra - CPPN, órgãos vinculados à Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo e o Ministério Público de São Paulo”, frisou. .
O projeto tem como objetivo desenvolver nos municípios do Estado de São Paulo, a presença de três instrumentos voltados às ações afirmativas: Conselho Municipal da Comunidade Negra, Órgão municipal de enfrentamento ao racismo e Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial. “Nosso objetivo, com a realização destes Encontros como este de Bauru, é que em cinco anos pelo menos 30 por cento dos 645 municípios do Estado, façam a adesão à nossa ‘Carta Paulista de Cidades Antirracistas’, concluiu Antônio Carlos.
A prefeita Suéllen Rosim lembrou que desde 2023 o Município de Bauru integrou, junto ao Ministério Público o Projeto de “Cidades Antirracistas” e deste então vem trabalhando nesta política, em conjunto com outros órgãos do Estado e o Conselho da Comunidade Negra da Cidade. “Estamos muito felizes em sediar este evento regional, uma pauta extremamente importante e o nosso objetivo é continuar com essas ações como, por exemplo, pleiteamos a implantação em Bauru da “Casa SP Afro”, um projeto do Governo de Estado”, concluiu Suéllen.