28/03/2025 | Saúde
Bauru terá aplicação da vacina da febre amarela em áreas rurais neste sábado
A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado (29) a campanha de vacinação da febre amarela em áreas rurais ou próximas a matas, incluindo o Distrito de Tibiriçá, Assentamento Nova Aliança, Jardim Manchester, Vila Aimorés e regiões adjacentes ao Rio Batalha.
A intensificação da vacinação tem como objetivo ampliar a cobertura nas áreas mais vulneráveis, especialmente onde o risco é maior devido à presença de primatas não humanos suscetíveis à doença. Vale lembrar que esses animais não transmitem a doença, mas atuam como importantes sentinelas, auxiliando na identificação da presença do vírus na região.
A estratégia visa proteger a população, prevenindo a transmissão do vírus e evitando mortes causadas pela doença. A vacinação será destinada a todas as pessoas com idades entre 9 meses e 59 anos. A vacina também está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), sem necessidade de agendamento.
Até o momento, Bauru não registrou casos de febre amarela neste ano, no entanto a prevenção é necessária pois outras regiões do estado de São Paulo estão com casos e óbitos confirmados. A vacinação é a forma mais eficiente de prevenir a febre amarela.
