O prefeito Rodrigo Agostinho realizou na manhã desta terça-feira, 19/01, vistoria aérea ao longo do leito do Rio Batalha, para identificar a atual situação, após as intensas chuvas que atingiram Bauru e região na noite do dia 12/01.
O relatório fotográfico mostra imagens desde as nascentes do Rio, em Agudos, passando por Bauru, incluindo pontos como a ponte de ligação Bauru-Piratininga, onde dois carros caíram no Rio na noite do dia 12, acesso Bauru-Ipaussu, a Estação de Captação e Tratamento de Água, que teve todas as suas bombas submersas deixando 140 mil habitantes de Bauru sem água, e trechos em Piratininga. Vários acessos a propriedades rurais também foram prejudicados, assim como processos erosivos formados.
Sobre o leito do Rio Batalha, as Secretarias do Meio Ambiente e de Agricultura deram início à elaboração de um anteprojeto de recuperação do Rio e seus afluentes, para conter o processo erosivo que se formou em vários trechos da bacia do Rio.
O município de Bauru, por contas dos estragos das chuvas, decretou estado de emergência nas áreas afetadas. Desde a ocorrência das chuvas, na noite do dia 12, equipes da Prefeitura atuam nos pontos mais críticos promovendo a proteção para que a situação não se agrave e para restabelecer o acesso em outros. Para a recuperação total, o município prepara um Plano de Emergências para ser apresentado na captação de recursos junto ao Ministério da Integração Nacional.
Com relação às estradas rurais, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Bauru busca parceria para a recuperação.