Av. Rodrigues Alves quarteirão 38 s/n
hortosemma@bauru.sp.gov.br
Telefone: 3203-0923
Instagram: @hortobauru

Histórico

O Horto Florestal de Bauru é uma área protegida com função ecológica, estética e de lazer, possui 43,09 hectares, sendo 20,0 hectares com vegetação nativa – Mata Atlântica / Floresta Estacional Semidecidual e Cerrado / Cerradão e 23,09 com vegetação exótica.

O Horto Florestal de Bauru foi criado em 1928 com o objetivo de reflorestar o Estado de São Paulo. Escolhidos os quatro municípios, São Paulo, Mairinque, Mogi das Cruzes e Bebedouro, o último a ser selecionado tinha Bauru como uma das opções, concorrendo com Jaú e Lins.

O desempate foi feito de acordo com a posição privilegiada da cidade: perto de três estradas de ferro, Sorocabana, Noroeste e Paulista. O local estipulado para a criação do distrito florestal bauruense estava localizado no bairro da Vargem Limpa, perto da Estrada de Ferro Paulista e tinha fácil acesso à estrada de rodagem até Pederneiras, sendo uma vantagem estratégica no desvio de carregamento de mudas.

Atualmente, abriga plantios antigos instalados na forma de experimentos de silviculturas de espécies exóticas, bem como arboretos implantados com o propósito de conservação de espécies nativas e exóticas. Destaca-se por ser uma das principais áreas verdes do município, relevante para o desenvolvimento de atividades técnico-científicas e educativas nos diversos níveis de escolaridade, bem como esportiva e de lazer em contato com a natureza.

Áreas de Utilização do Horto Florestal

O Horto Florestal está divido em duas áreas:

  • Área de Conservação (interna):

    Essa área é destinada a conservação da vegetação, pesquisa e atividades de educação ambiental, é constituída por trilhas e alguns prédios históricos. É possível adentrar nesta área de segundas as sextas-feiras das 07h às 16h e aos sábados das 07h às 11h, para corrida ou caminhada nas trilhas.

    Centro de Educação Ambiental "Maria Judith Zuzarte Cortesão"

    DENTRO DA ÁREA DE CONSERVAÇÃO ENCONTRA-SE o Centro Ambiental conta com um mini museu que retrata a ligação do Horto Florestal com a linha férrea; uma sala com amostras de espécies de árvores existentes no Horto e uma sala com exposições itinerantes. Abriga ainda, um auditório com capacidade para 35 pessoas, onde são realizadas palestras, reuniões, cursos, entre outras atividades.
    O Centro de Educação Ambiental é aberto para visitação do público em geral de segunda a sexta-feira das 08h às 16h. Já as visitas monitoradas são realizada por meio de agendamento prévio, pelo e-mail: hortosemma@bauru.sp.gov.br.

  • Área de Visitação (externa):

    Área aberta ao público todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriado, das 07h às 18h. Possuem bancos, mesas, quiosques e espaço de lazer (campos de futebol e vôlei, pista para corrida ou caminhada, playground para as crianças, trilha e academia ao ar livre). O espaço é utilizado para atividades física, contemplação da natureza e também para ensaios fotográficos.

Orientação ao Público Visitante:

  • Estacionar os carros nos locais indicados como estacionamento;
  • Os restos de alimentos que sobram dos piqueniques devem ser acondicionados em sacolas plástica para então serem destinados às lixeiras;
  • Os galhos, folhas, frutas, sementes e flores devem permanecer no local onde se encontram, não sendo possível a coleta dos mesmos, exceto para fins científicos e com a devida autorização;
  • Pedimos que não alimentem e não tenham contato com os animais do local, por estes por serem silvestre podem transmitir alguma doença;
  • O local valoriza a tranquilidade e sons naturais, sendo assim não é permitida a utilização de aparelhos eletrônicos que produzam som alto, com exceção de projetos culturais previamente autorizados;
  • Utilizar mesas e cadeiras disponíveis no local, não sendo permitida trazer esses equipamentos para o Horto Florestal;
  • Por ser uma área de conservação fica proibido utilizar churrasqueira ou qualquer outro equipamento que produza fogo, bem como o uso de cigarros e cachimbos;
  • Não é permitido realizar qualquer tipo de comércio ambulante;
  • Não é permitido adentrar ao local com animais de estimação, pois, no Horto possui animais silvestres o que pode causar transtornos para ambos os lados e para os demais visitantes;
  • Não é permitido realizar festas de aniversários que possua a necessidade de enfeites, cadeiras e mesas;
  • Obedecer à regra de não adentrar o espaço da área interna que se encontra separado por um portão e nesta área existe horário e dias específicos.

« Voltar