A Câmara Técnica de Educação Ambiental do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente organizará, neste mês de abril, um fórum de discussão sobre as ações e metas propostas pelo Plano Municipal. O Fórum tem por objetivo reunir a sociedade civil e técnicos para elaborarem, em conjunto, um documento que oriente as ações a serem concretizadas. Visa, inclusive, firmar o compromisso por parte dos representantes dos diferentes órgãos ou entidades presentes no sentido de participarem ativamente para viabilizar o alcance das metas propostas no Plano Municipal.
O Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica e do Cerrado foi assinado no dia 09/09/15, durante as comemorações da Semana do Cerrado Paulista, quando foram assinados dois protocolos para a conservação do bioma. Os protocolos, assinados com a SOS Mata Atlântica são um marco para a proteção do Cerrado no estado de São Paulo, já que o bioma abrange 267 municípios, mas tem apenas 1% de cobertura florestal remanescente. O primeiro protocolo, assinado entre a Prefeitura de Bauru e a SOS Mata Atlântica, foi pioneiro no país no sentido de incluir o bioma Cerrado em um plano de conservação municipal.
O atual documento, referente ao Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica e do Cerrado, reúne resultados preliminares que foram obtidos em um estudo organizado por técnicos da SEMMA. É aqui apresentado ao público na expectativa de que os cidadãos, tendo livre acesso ao documento, possam colaborar com o acréscimo de sugestões que subsidiem a melhoria das ações por ora propostas e, consequentemente, assim contribuir para uma melhor qualidade de vida da população.
Neste link pode ser consultado o relatório das atividades desenvolvidas pela Câmara Técnica de Educação Ambiental do COMDEMA, desenvolvido no Fórum de Discussão do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica e do Cerrado.