Plano de Manejo Vargem Limpa

Apresentação do Diagnóstico e Oficina Participativa do Plano de Manejo da APA Vargem Limpa-Campo Novo

A elaboração do Plano de Manejo do Parque APA Vargem Limpa – Campo Novo está sendo realizada pela SEMMA de Bauru, por meio da contratação de serviços especializados da empresa Arcadis Logos S/A.

O processo de elaboração do Plano de Manejo da APA tem como objetivo estudar as principais características desta Unidade de Conservação (UC), identificando as áreas mais sensíveis à conservação da sua biodiversidade e recursos naturais, as áreas sob maior pressão, dado o perfil do uso e ocupação do entorno, assim como compreender quais os usos do território da APA, para ao final do processo definir um zoneamento com normas de uso e programas que orientem sua gestão, considerando suas diferentes características.

O Plano de Manejo da APA está sendo desenvolvido em quatro blocos de trabalho: i) Plano de Trabalho (concluído); ii) Diagnóstico (em andamento); iii) Proposição do Zoneamento e Programas de Gestão (em andamento); e, iv) Consolidação do Plano de Manejo.

O Plano de Manejo é por definição um estudo participativo no qual é de extrema importância o envolvimento de instituições públicas e da sociedade civil. Em virtude da pandemia do COVID 19, a qual impossibilitou de realização de encontros presenciais com aglomeração pública e promoveu o distanciamento social, o momento de troca de informações sobre este plano de Manejo, qual seja, a Oficina de Diagnóstico, será realizada por meio digital.

Para tanto, optou-se pela utilização de ferramentas digitais, selecionadas a partir de suas funcionalidades e facilidade de acesso, de modo a contemplar todos os tipos de público e atender aos seus objetivos.

Posto isto, convidam-se os interessados para a Oficina de Diagnóstico do Plano de Manejo que acontecerá no dia 09/09/2020 das 9h00 às 11h15, por meio do acesso ao link https://bluejeans.com/8165283430

A partir do dia 31/08/2020 ficará disponível o acesso ao link http://bit.ly/PlanoManejo_APAVargemLimpa_CampoNovo, onde se encontrarão disponíveis informações e documentos sobre o trabalho, inscrição para participação presencial, além de formulário que solicitamos que seja respondido, até o dia 04/09/2020, de modo que as respostas possam ser utilizadas para nortear a discussão da Oficina de Diagnóstico.

O preenchimento do formulário é muito importante!

Pedimos que, por gentileza, no dia da oficina, acesse o link com trinta minutos de antecedência, a fim de verificar sua conexão, áudio e vídeo para melhor condução e participação na oficina.

Caso você não tenha acesso a internet, serão disponibilizado a oportunidade de acompanhar a transmissão da oficina no seguinte endereço:

Teatro Municipal "Celina Lourdes Alves Neves" - Av. Nações Unidas, 8-9 - Centro

Para a participação presencial, favor fazer a inscrição no site mencionado acima.

Sua participação é muito importante, contamos com sua presença!



« Voltar