16/06/2023 | Assistência Social
Sebes informa sobre os documentos necessários para o Cadastro Único
A Secretaria do Bem Estar Social (Sebes) informa que o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social emitiu nova Portaria com os documentos que as famílias devem apresentar para fazer ou atualizar o Cadastro Único. Deverão ser apresentados o CPF e um documento com foto do responsável pela família, e comprovante de endereço. Caso a família não tenha como comprovar endereço, o responsável deverá assinar um documento disponibilizado na secretaria. O responsável deve levar ainda os documentos dos outros membros da família, sendo necessário o CPF, título de eleitor (para os maiores de idade), certidão de nascimento ou casamento, e carteira de identidade ou carteira de trabalho dos demais membros.
Para as famílias unipessoais – aquelas que possuem apenas um membro – será exigida a apresentação de documento com foto e assinatura do termo de responsabilidade. A Sebes pede que as famílias que vão procurar os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) ou a Central de Atendimento ao Usuário (CAU) do Cadastro Único já estejam com os documentos necessários no momento do atendimento, possibilitando a correta inserção das informações no Cadastro Único.
A pasta lembra também que as famílias devem manter seus dados atualizados, e aqueles que estão há dois anos ou mais sem atualizar os dados no Cadastro Único devem procurar um CRAS, evitando o bloqueio de benefícios do governo federal, como o Bolsa Família. Também é importante que as famílias cumpram as condicionalidades dos programas, como matrícula em ordem dos filhos em idade escolar, carteira de vacinação atualizada, entre outros.