16/06/2023 | Assistência Social

Sebes informa sobre os documentos necessários para o Cadastro Único

A Secretaria do Bem Estar Social (Sebes) informa que o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social emitiu nova Portaria com os documentos que as famílias devem apresentar para fazer ou atualizar o Cadastro Único. Deverão ser apresentados o CPF e um documento com foto do responsável pela família, e comprovante de endereço. Caso a família não tenha como comprovar endereço, o responsável deverá assinar um documento disponibilizado na secretaria. O responsável deve levar ainda os documentos dos outros membros da família, sendo necessário o CPF, título de eleitor (para os maiores de idade), certidão de nascimento ou casamento, e carteira de identidade ou carteira de trabalho dos demais membros.

Para as famílias unipessoais – aquelas que possuem apenas um membro – será exigida a apresentação de documento com foto e assinatura do termo de responsabilidade. A Sebes pede que as famílias que vão procurar os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) ou a Central de Atendimento ao Usuário (CAU) do Cadastro Único já estejam com os documentos necessários no momento do atendimento, possibilitando a correta inserção das informações no Cadastro Único.

A pasta lembra também que as famílias devem manter seus dados atualizados, e aqueles que estão há dois anos ou mais sem atualizar os dados no Cadastro Único devem procurar um CRAS, evitando o bloqueio de benefícios do governo federal, como o Bolsa Família. Também é importante que as famílias cumpram as condicionalidades dos programas, como matrícula em ordem dos filhos em idade escolar, carteira de vacinação atualizada, entre outros.

Sebes informa sobre os documentos necessários para o Cadastro Único

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