14/11/2023 | Assistência Social, DAE, Defesa Civil
Prefeitura de Bauru está com ponto de hidratação no Centro nesta semana
A Prefeitura de Bauru, por meio da Defesa Civil, colocou nesta semana à disposição da população um ponto de hidratação no Centro. Nesta segunda-feira (13), o ponto de hidratação ficou na Praça Rui Barbosa, e nesta terça-feira (14) ficou na Praça Machado de Mello. Nesta quarta-feira (15), feriado, o ponto de hidratação será no quarteirão 5 do Calçadão, das 10h às 15h. A medida foi tomada devido a uma forte onda de calor que atinge boa parte do País, incluindo a região de Bauru.
Nesta segunda-feira, de acordo com dados do Centro de Meteorologia (IPMet) da Unesp de Bauru, o município registrou 40,3 graus, às 15h. Nesta terça-feira, a maior temperatura foi de 39,5 graus, às 14h20. O calor com temperaturas perto dos 40 graus deve seguir até o final desta semana. Foram distribuídos 1.000 copos de água nesta segunda-feira e 700 copos nesta terça-feira, tendo como público principal as pessoas em situação de rua, mas também pessoas que trabalham ou estão transitando pelo Centro. A ação conta com apoio da Secretaria do Bem Estar Social (Sebes) e do Departamento de Água e Esgoto (DAE).
Em função das altas temperaturas e do tempo seco, a Defesa Civil alerta para os principais cuidados que devem ser tomados com a saúde como hidratar-se frequentemente, evitar a realização de exercícios físicos em áreas abertas, evitando ficarem expostas ao sol, ventos e a poeira de forma geral, durante os horários mais críticos do dia.
Outra recomendação durante a onda de calor é sair de casa somente se necessário e em lugares com sombra e ventilação. Procure passear com animais de estimação nos horários mais frescos e sem o sol direto, pois podem queimar as patas nas calçadas e asfalto.
Em caso de mal-estar devido ao calor excessivo, a população pode procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência ou local de trabalho e buscar orientação ou atendimento. Somente em casos mais graves de insolação ou desidratação, os munícipes devem procurar as unidades de urgência e emergência ou acionar atendimento pelo Samu, através do 192.