21/11/2023 | Bem-Estar Social

Prefeitura de Bauru promove Semana Pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria do Bem Estar Social (Sebes), da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres e Conselho de Política para Mulheres, promovem nesta semana uma série de ações em alusão ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra a Mulher, que é realizando em 25 de novembro.

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, e ficou conhecida como Dia Laranja, que alerta a sociedade para a necessidade urgente da mobilização para prevenir e eliminar a violência contra as mulheres e meninas.

A Semana Pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres está com a programação de atividades definida e teve início na terça-feira (21) no Centro Administrativo da prefeitura (antiga sede da CPFL), com uma palestra sobre Violência Doméstica e Familiar em Condomínios, como forma de capacitar os síndicos de condomínios sobre a Lei Municipal 7.694/2023.

A programação segue ao longo da semana com palestras e encontros voltados para estudantes universitários, proprietários de bares, restaurantes e a população em geral. Os encontros ocorrem no Centro Administrativo da prefeitura e na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Bauru. Na quinta-feira (23), estará em Bauru a secretária estadual de Políticas para Mulheres, Sonaira Fernandes, que falará sobre o Protocolo ‘Não Se Cale’, no Centro Administrativo da prefeitura.

As atividades da Semana Pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres serão encerradas no sábado (25), com uma caminhada pelo Calçadão intitulada ‘Bauru de Todas’, onde os participantes farão a entrega de informativo pela Rede de Apoio à Mulher e distribuição de mudas de flores com a mensagem ‘Não se cale, denuncie’.

Todas as atividades são gratuitas e abertas a população em geral. Confira a programação.

21/11 (3ª feira)
9h - Violência Doméstica e Familiar em Condomínios - Capacitação dos Síndicos sobre a Lei Municipal 7.694/2023
Local - Centro Administrativo da prefeitura
Público alvo - Síndicos de Condomínios

22/11 (4ª feira)
19h – Palestra ‘Inovações Legislativas no enfrentamento à violência contra a mulher’
Palestrante - Alice Bianchini
Local - Auditório da OAB
Publico Alvo - População em geral

23/11 (5ª feira)
8h30 – Palestra ‘Trabalho com homens como enfrentamento à violência contra mulheres’
Palestrante - Marilda de Oliveira Lemos
Local - Auditório da OAB
Publico Alvo - População em geral

14h - Protocolo ‘Não Se Cale’
Palestrante - Sonaira Fernandes - Secretária Estadual de Políticas para Mulheres de São Paulo
Local - Centro Administrativo da prefeitura
Público Alvo - Proprietários e trabalhadores de bares, restaurantes, casas de shows e hotéis

24/11 (6ª feira)
14h – Palestra ‘Universidades e Faculdades Unidas na Proteção à Mulher’ - Coordenadoria de Políticas para Mulheres, Conselho Municipal de Política para Mulheres e Centro de Referência da Mulher
Local - Centro Administrativo da prefeitura
Público Alvo - Estudantes universitários

25/11 (sábado)
8h30 - Caminhada no Calçadão - ‘Bauru de Todas’
Entrega de informativo com a rede de Apoio à Mulher e distribuição de mudas de flores com mensagens ‘Não Se Cale, Denuncie’
Local - Praça Machado de Melo e caminhada até Praça Rui Barbosa
Publico Alvo - População em geral

A Semana Pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres é uma realização da Prefeitura de Bauru, por meio da Sebes e da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, Conselho de Política para Mulheres, e conta com apoio da Casa do Garoto, Programa Capacita, Comitê Municipal de Prevenção e Combate às Violências Domésticas, Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres, Grupo Mulheres do Brasil - Núcleo Bauru e OAB Bauru - Comissão da Mulher Advogada.

Prefeitura de Bauru promove Semana Pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres