03/01/2024 | Saúde

Secretaria de Saúde oferece capacitações aos servidores no mês de janeiro

A Secretaria de Saúde, por meio da Divisão de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, oferece diversas capacitações voltadas aos seus servidores e profissionais da saúde durante o mês de janeiro.

Com inscrições até as 16h da terça-feira (9) através do link https://sites.bauru.sp.gov.br/educacaoemsaude/inscricoes_abertas.aspx?t=i&c=642&i=1333#1333, a campanha Janeiro Roxo de combate à hanseníase será tema de palestra voltada aos enfermeiros do Departamento de Unidades Ambulatoriais e da Divisão de Unidades Referenciais, bem como para médicos clínicos e assistentes sociais, com o objetivo de capacitar os profissionais para o enfrentamento da doença. A capacitação abordará o diagnóstico e manejo da hanseníase e apresentação do tratamento, protocolos e condutas oferecidos pelo Centro de Referência em Moléstias Infecciosas (CRMI). A palestra presencial acontece na quarta-feira (10), das 8h30 às 10h30, no auditório da Casa da Mulher e será apresentada pela médica dermatologista Natália Biancão Crivelaro e pela enfermeira especialista em Vigilância Epidemiológica, Adriana Cristina Guedes Rineri Leoni.

Em alusão a campanha Janeiro Branco, o Departamento de Unidades Ambulatoriais em parceria com a Divisão de Saúde Mental e CAPS AD III Infanto-Juvenil, realiza na terça-feira (16) a palestra ‘Janeiro Branco e o cuidado em saúde mental’. O evento presencial voltado aos servidores da pasta, acontecerá das 14h às 17h, no auditório da Casa da Mulher. Os interessados devem efetivar a inscrição pelo link https://sites.bauru.sp.gov.br/educacaoemsaude/inscricoes_abertas.aspx#646. A palestra será ministrada pela psicóloga e servidora municipal, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Magna Gabriella Viganó Cavalcanti.

O Departamento de Saúde Coletiva, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica e do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais promove a palestra presencial ‘Revisão Prática – Execução de testes rápidos IST/HIV com ênfase no TRD HIV e TRT Sífilis’ no auditório da Casa da Mulher, com turmas disponíveis nos dias 23, 24, 25 e 26 de janeiro, nos períodos da manhã e tarde. O evento será realizado pela enfermeira e coordenadora do Programa Municipal IST/Aids e Hepatites Virais, Robertha Cristhina Gataveskas, e pela enfermeira e chefe do Centro de Referência em Moléstias Infecciosas (CRMI), Islaine Maressa Lira Pelegrina. A palestra voltada aos profissionais da saúde que possuem capacitação para executar os testes rápidos, especialistas e técnicos em Saúde, no entanto todas as chefias das unidades de saúde devem participar. As inscrições estão disponíveis em https://sites.bauru.sp.gov.br/educacaoemsaude/inscricoes_abertas.aspx?t=i&c=645#645.

A capacitação ‘Indicação, aplicação e monitoramento da ventilação mecânica na atenção domiciliar’ acontece na quinta-feira (25), das 14h às 18h, na Clínica de Fisioterapia do Unisagrado, localizada na Rua Irmã Arminda, 10-50, no Jardim Brasil. A palestra será ministrada pelo fisioterapeuta docente da Unisagrado, Professor e Doutor Bruno Martinelli. O evento presencial tem como público-alvo os fisioterapeutas que atuam na Secretaria de Saúde. Os interessados devem realizar a inscrição por meio do link https://sites.bauru.sp.gov.br/educacaoemsaude/inscricoes_abertas.aspx#646.