20/06/2024 | Assistência Social, Fundo Social de Solidariedade de Bauru
Bracell celebra encerramento do Projeto Dona Della com empreendedoras da região
Nesta quarta-feira (19), foi realizado o encerramento do projeto Dona Della, uma iniciativa da Bracell, líder global na produção de celulose solúvel por meio do Bracell Social, com realização da Rede Mulher Empreendedora (RME) e apoio das Prefeituras de Bauru, por meio do Fundo Social de Solidariedade, Agudos, Avaí, Presidente Alves e Borebi.
O evento foi realizado no auditório do Bloco E do Unisgarado, e marcou a celebração de uma jornada, que teve início em novembro de 2023 com mais de 400 inscrições. Em seguida, foram selecionadas para a primeira etapa do projeto cerca de 200 empreendedoras dos municípios apoiadores para a capacitação de aulas em diversos temas como finanças, vendas, marketing, formalização, entre outros. Após a capacitação, 20 empreendedoras foram selecionadas para a etapa de mentorias com uma seleção baseada em critérios como presença nas aulas, pesquisa de satisfação, exercícios baseados no conteúdo das capacitações e o impacto local de seus negócios.
Na ocasião de encerramento, todas as empreendedoras que participaram da etapa de mentoria receberam um certificado e também, foram anunciadas as dez mulheres empreendedoras vencedoras do projeto com um investimento semente no valor de R$ 10 mil cada para investirem em seus negócios.
O Dona Della tem como objetivo fortalecer as competências empreendedoras e socioemocionais das participantes e, para isso, realiza capacitações e mentorias além de proporcionar a formação de uma rede colaborativa entre as participantes, promovendo o empoderamento feminino e o desenvolvimento de negócios liderados por mulheres.
A empreendedora Viviane, de Bauru, e proprietária da Viviane e Franci Confeitaria e Festas Criativas foi uma das vencedoras e se emocionou ao comentar o quanto o Dona Della mudou sua vida. “Não foi só um prêmio, mas mudou minha vida como pessoa e como empreendedora. Foi algo transformador! Acabei de falar que a premiação fez a gente avançar mais um passo no nosso sonho. Eu comecei do nada, sem um real no bolso e hoje estou com esse prêmio em mãos. É emocionante...E o melhor é que tenho ferramentas para investir e fazer meu negócio prosperar”, disse.
A Bracell acredita no crescimento em conjunto entre companhia e comunidade. Por isso, por meio do Bracell Social, investe em projetos que buscam apoiar a transformação da realidade das pessoas e, com isso, contribuir para o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida das comunidades onde atua. “O Dona Della é uma oportunidade de transformação para as empreendedoras participantes. É uma possibilidade para que elas possam realizar seus sonhos (de negócios) ou, ainda, que saiam de alguma condição que não estejam confortáveis. O projeto oferece ferramentas que contribuem para o impulsionamento de seus negócios e conquistem a autonomia financeira e de vida”, comentou a gerente de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell em São Paulo, Mouana Sioufi.
Vitoria Costa, representante da RME destacou o impacto positivo que o projeto traz às comunidades onde é realizado. “O Dona Della além de colaborar com o empreendedorismo feminino, também contribui para a expansão dos negócios que são liderados por mulheres em toda a região. Agradeço a iniciativa da Bracell e o apoio de todos. Foi um sucesso!”, ressaltou.
Para a prefeita Suéllen Rosim destacou a importância de parcerias como esta entre o poder público e a iniciativa privada. “O projeto reúne mulheres de toda a região, em uma parceria entre a iniciativa privada e o poder público, o que sempre traz bons resultados. Dar essa condição para que as mulheres tenham autonomia é algo necessário e seguimos à disposição para colaborar em novas parcerias”, afirmou.
O Dona Della proporciona conhecimento e recursos para as empreendedoras, além de um espaço para a troca de experiências e apoio mútuo. Craudineia, uma das ganhadoras, empreende na Crudi Panificação, também de bauru, ficou muito feliz com o investimento e a concretização de um sonho. “É um motivo de muita alegria estar recebendo esse prêmio. A gente tem um sonho e luta muito para concretizar. Não é uma jornada fácil. O projeto trouxe muito conhecimento e isso nos ajuda muito. Agora, com o prêmio, vou conseguir investir em equipamentos necessários para eu produzir uma quantidade maior de pães, mas tudo com planejamento e sendo analisado da forma correta para que seja um caminho de crescimento”, celebrou a empreendedora.
O evento de encerramento do projeto contou ainda com a participação dos prefeita de Bauru, Suéllen Rosim; de Agudos, Fernando Octaviani; de Borebi, Anderson Pinheiro de Goes; e de Presidente Alves, Cristiano dos Santos. Também marcaram presença a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lúcia Rosim, e a secretária do Bem Estar Social, Ana Cristina Sales.
GANHADORAS
Na última etapa do projeto, conhecida como Pitch Day, as 20 contempladas com as mentorias tiveram a oportunidade de realizar uma apresentação de 2 minutos para uma banca de três juradas, mostrando o potencial de seus negócios, suas estratégias e planos de ação. Para a classificação final e definição das vencedoras, as juradas avaliaram três critérios: História inspiradora, Viabilidade do negócio e Plano para a utilização do prêmio.
As empreendedoras vencedoras foram: Alessandra - Salão Alessandra Lima (Borebi); Camila - Costuraria da Mi (Bauru); Craudinéia - Crudi Panificação (Bauru); Francine - Magazine Fran (Borebi); Jany - Agro Roça Mandioca (Bauru); Michelle - Michelle Dias Micropigmentação Avançada (Bauru); Milena - Divinos Caseirinhos (Bauru); Rafaela - Empório NaturalMente (Agudos); Silmara - Mara Pop Pipocas Gourmet (Agudos) e Viviane e Franci Confeitaria e Festas Criativas (Bauru).