20/03/2025 | Educação
Projeto ‘O que é que tem?’ diversifica a alimentação nas escolas de Bauru
A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria da Educação, realiza o Projeto ‘O que é que tem?’ no ano letivo de 2025. Criado em 2018, o projeto tem como objetivo diversificar a alimentação escolar por meio da introdução de preparações inspiradas na culinária local e nacional.
O projeto faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e busca ampliar o contato dos alunos com diferentes alimentos. A iniciativa foi interrompida durante a pandemia da Covid-19 e retomada em 2021. O cardápio segue as diretrizes do PNAE, adaptando ingredientes quando necessário para atender às normas vigentes. Além disso, o Projeto ‘O que é que tem?’ está alinhado com o Marco de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), que têm como objetivo melhorar a alimentação e a saúde da população brasileira.
Ao longo do ano, serão oferecidas receitas especiais, incluindo a ‘Salada Verão’, selecionada na 1ª edição do Concurso de Receita das Cozinheiras Escolares do Estado, além de pratos temáticos em datas comemorativas.
Para a Páscoa, será servida moqueca, enquanto no Dia dos Povos Indígenas os alunos terão mojica e curau. A escolha da mojica nessa data está relacionada ao consumo tradicional de mandioca entre povos indígenas, já que esse alimento é base da alimentação de diversas etnias no Brasil.
O cardápio junino contará com buraco quente e paçoca, e perto do Dia da Independência será oferecido um lanche especial com frango, milho e ervilha. A composição desse lanche tem como objetivo reproduzir as cores da bandeira nacional, utilizando o amarelo do milho, o verde da ervilha e o branco do pão e da mussarela. O calendário se encerra em dezembro com um cardápio especial de final de ano.
A proposta do Projeto ‘O que é que tem?’ também integra atividades pedagógicas, permitindo que as escolas trabalhem a cultura alimentar regional em sala de aula. Os alimentos são distribuídos conforme um cronograma elaborado pela equipe de nutrição do Departamento de Alimentação Escolar, nas escolas municipais e estaduais de Bauru, uma vez que o município e o governo estadual possuem convênio para a alimentação escolar.