26/03/2025 | Educação
Bauru tem oito escolas reconhecidas com o Prêmio Excelência Educacional do governo estadual
As escolas municipais de Bauru se destacaram no Prêmio Excelência Educacional, que foi entregue nesta terça-feira (25) pelo governo estadual, em cerimônia no Memorial da América Latina, em São Paulo. Oito escolas municipais de Bauru foram reconhecidas e premiadas. O evento teve as presenças do governador Tarcísio de Freitas e do secretário estadual da Educação, Renato Feder. A Prefeitura de Bauru foi representada no evento pelo secretário da Educação, Nilson Ghirardello.
O Prêmio Excelência Educacional reconheceu as escolas municipais de ensino fundamental que se destacaram na evolução de notas a partir de metas estabelecidas na avaliação do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). O Prêmio foi instituído pela Resolução Seduc 103/2024, que visa reconhecer os resultados das redes municipais e prevê um repasse financeiro da Secretaria de Estado da Educação paras as escolas municipais que atingiram a meta do Índice de Excelência Educacional (IEE).
A premiação integra um dos pilares do programa ‘Alfabetiza Juntos SP’, que visa o fortalecimento do Regime de Colaboração entre Estado e municípios com foco na alfabetização, com objetivo de alfabetizar 90% das crianças do 2º ano do ensino fundamental até 2026.
Cada escola tinha uma meta individual, considerando a evolução de notas a partir de metas estabelecidas na avaliação do Saresp, referente ao ano de 2024, complexidade e tamanho da unidade, grau de vulnerabilidade social e se oferta aulas em período parcial ou integral.
Em Bauru, as escolas premiadas foram as seguintes.
- Emef Claudete da Silva Vecchi, no Parque Viaduto
- Emef Dirce Boemer Guedes de Azevedo, na Vila Santa Luzia
- Emef Etelvino Rodrigues Madureira, no Jardim Araruna
- Emef Lourdes de Oliveira Colnaghi, no Núcleo José Regino
- Emef Lydia Alexandrina Nava Cury (NER), no Núcleo Geisel
- Emef Santa Maria, na Vila Cardia
- Emef Thereza Tarzia, no Núcleo Nobuji Nagasawa
- Emef Waldomiro Fantini, no Parque Santa Cândida
