O que é?
O Projeto Cemeia é desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em parceria com a Secretaria de Educação e tem como proposta principal trazer conhecimento para que as pessoas saibam de onde vem e como é cultivado o alimento que chega ao prato. O projeto é voltado para visitas monitoradas com crianças em fase escolar, mas é aberto a toda população. Com rodas de conversas e atividades práticas, a ação leva a vivência da agricultura aos pequenos, por meio do cultivo de hortas e plantações.
Atualmente o espaço do Projeto Cemeia conta com um sistema agroflorestal em formação, com plantações de goiaba, mandioca, amora, fruta-do-conde, bananeira, entre outras.
E plantas curiosas como o pé de tabaco (para a produção do fumo), a araruta (raiz usada pra fazer farinha) e o quiabo de metro, a árvore “Moringa” que é muito procurada pelos veganos, por conter alto teor de proteína.
Outros projetos desenvolvidos no Cemeia são o Jardim Sensorial, com cerca de 70 variedades de plantas e ervas medicinais e aromáticas, a Horta Terapêutica, cultivada pelos acolhidos da Casa de Passagem do Esquadrão da Vida e as Hortas Alternativas, com orientações para plantio de verduras e legumes em apartamentos ou locais com pouco espaço. O Cemeia também está aberto para auxiliar munícipes que queiram cultivar uma horta própria, mas que ainda não sabem por onde começar, que tipo de alimento plantar e como manter a horta.
O Cemeia funciona nas dependências do Almoxarifado Central da Prefeitura, na esquina da quadra 42 da avenida Rodrigues Alves com a rua Hélio Pólice, no Redentor. Visitas de pequenos grupos funcionam das 9h às 15h, de segunda a sexta. O e-mail é cemeia@bauru.sp.gov.br.