O que é?

O Programa Agricultura Urbana visa diminuir a distância entre o campo e a cidade, possibilitando a produção de alimentos saudáveis no meio urbano.

Através do acompanhamento técnico, o programa disponibiliza suporte desde a elaboração até a implantação das hortas urbanas, sejam elas de caráter comunitário, social, educativo ou terapêutico. Além da produção de alimentos, o programa incentiva a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis e contribui na geração / agregação de renda aos envolvidos. Trabalhamos com crianças, jovens, adultos e melhor idade.

Em breve, o projeto CEMEIA será inserido ao programa e irá contribuir ainda mais para difusão dos princípios essenciais ao tema.

Para maiores informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, situada na Av. Dr. Nuno de Assis, 14-60.
Telefone: 3235-1400
Email: agricultura@bauru.sp.gov.br

Programa Agricultura Urbana Programa Agricultura Urbana Programa Agricultura Urbana Programa Agricultura Urbana Programa Agricultura Urbana

O que é?

O Projeto Cemeia é desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em parceria com a Secretaria de Educação e tem como proposta principal trazer conhecimento para que as pessoas saibam de onde vem e como é cultivado o alimento que chega ao prato. O projeto é voltado para visitas monitoradas com crianças em fase escolar, mas é aberto a toda população. Com rodas de conversas e atividades práticas, a ação leva a vivência da agricultura aos pequenos, por meio do cultivo de hortas e plantações.

Atualmente o espaço do Projeto Cemeia conta com um sistema agroflorestal em formação, com plantações de goiaba, mandioca, amora, fruta-do-conde, bananeira, entre outras.

E plantas curiosas como o pé de tabaco (para a produção do fumo), a araruta (raiz usada pra fazer farinha) e o quiabo de metro, a árvore “Moringa” que é muito procurada pelos veganos, por conter alto teor de proteína.

Outros projetos desenvolvidos no Cemeia são o Jardim Sensorial, com cerca de 70 variedades de plantas e ervas medicinais e aromáticas, a Horta Terapêutica, cultivada pelos acolhidos da Casa de Passagem do Esquadrão da Vida e as Hortas Alternativas, com orientações para plantio de verduras e legumes em apartamentos ou locais com pouco espaço. O Cemeia também está aberto para auxiliar munícipes que queiram cultivar uma horta própria, mas que ainda não sabem por onde começar, que tipo de alimento plantar e como manter a horta.

O Cemeia funciona nas dependências do Almoxarifado Central da Prefeitura, na esquina da quadra 42 da avenida Rodrigues Alves com a rua Hélio Pólice, no Redentor. Visitas de pequenos grupos funcionam das 9h às 15h, de segunda a sexta. O e-mail é cemeia@bauru.sp.gov.br.

Projeto Cemeia Projeto Cemeia Projeto Cemeia Projeto Cemeia Projeto Cemeia

« Voltar